Como disse em postagem anterior, o Brasil corria sério risco de ser acusado de complacência com o avanço nuclear iraniano. Hoje EUA, China e Russia mostraram - se, totalmente, contrários ao acordo e dizem que farão de tudo para que sanções sejam impostas ao Irã.
O mundo começa a se dividir de um lado França, Inglaterra e Alemanhã, antigos responsáveis por um acordo com o Irã que desistiram pela dificuldade de dialogo com o Irã. Deixando o caminho aberto para Brasil e Turquia. Do outro EUA, China e Rússia que não acreditam e, na verdade, não aceitam que países emergentes tenha conseguido um acordo que eles não conseguiram.
Vamos entender um pouco mais sobre isso:
Os a favor do Acordo:
França - é a favor primeiro pelo bom relacionamento de seu presidente Nicolay Sarkozy com Lula, além disso o acordo permitiu (foi uma das imposições) a libertação de uma jovem francesa que estava prisioneira no Irã desde novembro de 2009.
Inglaterra e Alemanha - são a favor pelo fato de já terem tentado e não terem conseguido nenhum acordo com Irã e veêm com bons olhos o papel do Brasil no cenário internacional e, principalmente, o da Turquia no Oriente Médio. Além disso, a Inglaterra sofre uma crise parlamentar desde a renúncia do primeiro - ministro Gordon Brawn e preferem que outros possam resolver a questão.
Os contras:
EUA - o fato de Brasil -Turquia terem conseguido um acordo com o Irã é sem dúvida um chute na diplomacia do presidente Barack Obama, pois desde que ganhou o nobel da Paz, ele é tratado como o Mister Diplomacia do mundo e o fato de não ter conseguido nenhum acordo com o Irã e ver emergentes como Brasil e Turquia conseguirem é uma afronta ao ego patriótico Norte-americano.
Russia e China - por serem considerados duas potências militares respeitáveis e serem membros permanentes do conselho de segurança da ONU, esses dois países não gostaram nada de ver países emergentes conseguirem um acordo e pior sem qualquer consulta de Brasil e Turquia a ambos. Isso com certeza mexe com o ego dessas nações.
O posicionamento contrário dessas 3 nações superpotentes, parece ser mais um guerra de egos por não terem conseguido o que 2 emergentes conseguiram.
Mas que o Brasil está mexendo com casa de marimbondo, isso tá.
Vamos aguardar.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário