terça-feira, 13 de julho de 2010

O livros de adultos

Estava relendo o livro "O pequeno príncipe" pela enésima vez, só que resolvi ler com outros olhos, com os olhos do coração e vi mais que um livro, vi uma lição de vida para adultos. Separei alguma das frases importantes desse livro que pretendo seguir daqui pra frente e que todos deveriam seguir.

1- "eu sou um homem sério! eu sou um homem sério! e isso o faz inchar-se de orgulho, mas ele não passa de um cogumelo!!"

Moral: as vezes nos fazemos de sério sem ter necessidade de sermos sérios, e acabamos perdendo o principal, a nossa essência.

2 - "Tu julgaras a ti mesmo. É mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues julgar-te, eis um verdadeiro sábio."

Moral: nós julgamos os outros com facilidade, porém temos dificuldades de julgar os nossos erros.

3 - "Seu trabalho ao menos tem um sentido. Quando acende o lampião, é como se fizesse nascer uma flor ou uma estrela. Quando apaga é a estrela ou flor que adormecem. É uma ocupação bonita. E é útil porque é bonita."

Moral: Seja a mais simples das profissões todas são úteis e bonitas.

4 - "Os homens? Eu creio que existem uns seis ou sete. Vi-os há muitos anos. Mas não se pode nunca saber onde se encontram. O vento os leva. Eles não tem raízes. Eles não gostam de raízes."

Moral: As pessoas a cada dia se prendem menos as coisas e a outras pessoas.

5 - "Eu me julgava rico de uma flor sem igual, e é apenas uma rosa comum que possuo. Uma rosa e três vulcões que me dão pelo joelho, um dos quais extinto pra sempre. Isso não faz de mim um príncipe muito grande..."

Moral: As vezes valorizamos de mais algo que não merece e não é para ser tão valorizado. E achamos que por possuirmos tal coisa somos maior e/ou melhor que alguém.

6 - "A gente só conhece bem as coisa que cativou. Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma. Se tu queres um amigo, cativa-me!!"

Moral: Tudo que cativamos é o que acabamos por conhecer melhor e a amizade é o resultado de cativares alguém.

7 - "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."

Moral: é mais ou menos como só dá valor quando não temos ou perdemos. Pois quando não vemos mais é que aquilo se torna importante, essencial.

8 - " Os homens do teu planeta cultivam 5 mil rosas num jardim e não encontram o que procura...E, no entanto o que eles procuram poderia ser achado numa só rosa.."

Moral: as vezes buscamos coisas impossíveis em vários lugares e o que procuramos está em um única coisa que normalmente está bem perto de nós.

9 - "A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..."

Moral: se gostamos de alguém esse alguém pode nos fazer chorar e sofrer.


O Pequeno Príncipe de pequeno não tem nada!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quase

A melhor definição que já vi para a palavra quase foi dada por mim mesmo, no texto dicionário da vida e é QUASE coisa que passou perto do querer e não quis ser. Engraçado como o quase chega perto e tem um sabor horrível de derrota. Posso citar vários exemplos: que quase venceu, com certeza perdeu, quem quase amou, não amou, quem quase vive, já morreu.
O quase parece aquela bola que bate na trave aos 45 do 2° tempo, quando se a bola entrasse seu time seria campeão e por causa desse quase não foi. Eu quase arrumei um emprego, mas não arrumei. vejam como é negativo o quase.
O quase é uma espécie de "Epitáfio do Titãs", deveria ser e não foi.
O quase é frustrante, tinha que ter sido abolido com a reforma ortográfica.

Amor e morte, não sei explicar.

Cazuza quando estava definhando e perto de morrer disse: " O amor é o ridículo da vida, a gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo e indo embora. A vida veio e me levará com ela . Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga idéia de paraíso que nos persegue, bonita e breve como borboletas que só vivem 24 horas. Morrer não dói."

Esse conjunto de frases martelou minha massa cinzenta durante anos, até eu ter algumas experiências de vida e entender melhor tudo o que ele quis expressar.

A 1ª frases eu enxergo ao contrário, pois para mim o amor torna a vida das pessoas ridícula, pois adultos não tem mais a pureza que um amor pede, e acabam se tornando ridículos.

A 2ª frases é a mais pura verdade, a vida veio e me levará com ela, ponto final. Mas aceitar algo que jamais alguém confirmou que existe é demais pra mim. Morrer só não dói pra quem morreu, mas praque está vivo ela dói e muito.

A escola do amor

A relação amorosa entre duas pessoas é algo que me intriga e excita, como uma ciência "inexata", se me permitem o clichê da palavra. Vamos do início, não inventaram uma fórmula matemática pra definir uma relação entre duas pessoas, como 1+1 = amor. Nem se explica como uma bela mulher pode gostar de um cafajeste, pois amor é química e não matemática. Não adianta ter um bom português, se seu beijo não elevar ela ao quadrado do céu. Nem adianta ser bom em Física se o espaço do coração dela divido pelo tempo que ela pensa em você, não fizer a velocidade do coração dela aumentar, é algo do tipo delta S sobre delta T =Velocidade S2.
Legal seria se eu inteligente + ela bonita = amor, seria a fórmula perfeita, mas esquecemos que o amor é o sentimento dos imperfeitos. Acho que jamais vou entender essa matéria chamada amor, e continuo a repetir de ano por causa dela!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dicionário da vida

O dicionário começa com a letra A, letra essa que tem a mais profunda e sentimental das palavras, AMOR, ao mesmo tempo tem o mais triste "tchau" que você dá a alguém, ADEUS.

Na sequência vem o B, que está na BONDADE, coisa que todos deveriam ter e na BURRICE, coisa que ninguém deveria ter.

O próximo é C, que faz o CORAÇÃO, orgão que virou sinônimo de amor e CRUELDADE, coisa que deixa o coração triste.

E lá vem o D de DEUS, criador do mundo e de DIABO, o seu maior rival.

O E é de ESPERTEZA, coisa que o otário não tem e de ESTABANADO, coisa que o atrapalhado tem de sobra.

Com o F faço a FELICIDADE, coisa que nem a mente e nem o coração explicam e faço também FRAQUEZA coisa que torna as pessoas menos felizes.

G é de GRANDE que de tanto não se cabe em si, e forma a GANÂNCIA que faz quem a tem se tornar bem pequeno.

H é de HONESTO, característica que virou virtude e é também de HORRÍVEL, coisa tão ruim que nem o honesto sabe explica.

Com o I componho INTELIGÊNCIA, coisa de poucos e IGNORÂNCIA coisa de muitos.

J perfaço JOIA, coisa valiosa e imponente e faço também JOGO coisa que fazemos a todo momento.

Na sequência tenho o L, LEALDADE coisa rara nos dias de hoje e LADRÃO, coisa muito comum nos dias de hoje.

Lá vem o M com MORAL, coisa que é tão importante que deveria ser dado na escola e também de MEDIOCRE, coisa que algumas pessoas são.

N de NADA, que de tão vazio, se torna sem sentido e de NAMORAR, coisa que todos deveriam fazer um dia para não se tornarem nada.

O é de OPACO tanto pra coisa, quanto pra gente, ambos sem brilho e de OPINIÃO coisa que quem não tem acaba se tornando opaco.

O P é de PASSAGEIRO, coisa insignificante e de pouca duração e também de PAZ, coisa cada vez mais passageira nos dias de hoje.

Q de QUERO, desejo e posso e também de QUASE, coisa que passou perto do querer e não quis ser.

O R traz REALIDADE, coisa que existe de fato e ROMANTISMO coisa que deixou de ser real atualmente.

Com o S faço SANTO aquele que é puro, moral e inocente e também faço SAFADO aquele que não é santo.

T de TALVEZ coisa melhor que não, porém não é um sim, mas deixa esperança, e também de TANTO que de tão grande talvez não se possa medir.

U de ÚNICO coisa que só exite um, e de ÚLTIMO aquele que não tem ninguém depois dele.

V de VITÓRIA coisa que todos querem na vida e de VEXAME coisa que poucos querem na vida.

Com X posso fazer o XENOFOBIA aversão de pessoas a outras pessoas e XINGAMENTO que é algo destinado a acabar com a alegria de alguém e só não é mais triste que xenofobia.

Por fim tenho o Z, de ZELO que é a dedicação que se tem por algo ou alguém e ZERO que a esquerda é tão vazio que não provoca zelo por nada.

Ao final do desse dicionário acabamos ficando embaralhado diante de tantas letras.

O Homem

O ser humano é sem dúvida uma das coisas mais complexas que sem tem na história. O homem que segundo a igreja descende de Adão e Eva, mas sou muito cético para crer nisso, e segundo a ciência descende do macaco, o macaco é um animal muito simpático para que o homem descenda dele. Homem vem ao longo dos anos (e não são poucos) mostrando ser cada vez mais complexo e difícil de ser entendido.

O homem é um ser racional e concreto, porém age de acordo com a sua mente que totalmente abstrata e desconhecida dos outros seres.

Na história grandes homens se tornaram mediocres e outros mediocres se tornaram grandes homens. Vou exemplificar para facilitar: Hitler era um grande soldado do exercito austriaco e grande estrategista e morreu com a alcunha de assassino, racista e covarde. Já Einstein era tratado com burro, era sacanedo na escola e foi reprovado em matemática uma vez e entrou para a história com um dos grandes físicos de todos os tempos.

Então como explicar esse fenômeno chamado homem, não sei, só sei que jamais posso desacreditar ou confiar piamente no homem, um ser que esconde seus mistérios dentro de um lugar que todos desconhece, a mente.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Regime SEMI-Aberto + Justiça Brasileira = Liberdade Total

O assunto me veio a cabeça por causa do ocorrido com o assassino de Tim Lopes que recebeu o semi-aberto e estava foragido.

Só no Brasil, mesmo, pra acontecer certas coisas. O Brasil é um dos pouco países no mundo, cujo sistema judiciário concede regime semi-aberto para presos por bom comportamento.
Oras bolas, se o cara tá preso, ele em algum momento teve péssimo comportamento, senão ele não estaria ali.

Agora pergunto: Como posso confiar a liberdade (mesmo no regime semi - aberto) a um cara que matou, roubou, estuprou e tantas outras aprontou? O cara só fica pianinho na cadeia, porque lá só tem gente igual ou pior que ele.

O codigo penal brasileiro é da década de 40, feito para prender ladrões de galinhas, extremamente ultrapassado para a torre de babel que é a criminalidade atualmente.

Outra pergunta: Até que ponto um cara que mata cruelmente, estupra, rouba torturando merece continuar vivo ou, de forma mais branda, ter direito a liberdade?

É, tô falando de pena de morte e prisão perpétua mesmo, algo que tem que ser pensado com seriedade pelas autoridades, pois a desordem tá grande, precisamos, urgentemente, mudar o código penal.

Tenho certeza, que o dia que morrer um criminoso por pena de morte, os demais vão pensar duzentas vezes antes de cometer um crime.

Mas nossas autoridades tem medo de alterar o codigo penal, porque no dia seguinte metade pode acabar preso.

Triste Brasil varonil.